Os atrasos médios dos voos controlados pela NAV Portugal, entidade que gere o tráfego aéreo nacional, desceram 71% em relação ao ano passado.
Corpo do artigo
Os números dizem respeito ao período entre junho passado e o corrente mês de setembro passados e foram divulgados pela própria NAV, que sublinhou um crescimento de 6,5% em todo o tráfego.
De acordo com os dados oficiais, foram registados 18,3 mil minutos de atraso em 274,7 mil voos controlados.
Trata-se de uma "redução significativa" no global dos aeroportos, com particular destaque para o Humberto Delgado, em Lisboa, onde os minutos de atraso caíram 54,8%" em comparação com o mesmo período de 2024, sublinhou a NAV.
Ainda em Lisboa, os atrasos totais reduziram 36,7%, sendo que "no total das operações, o valor caiu 27% desde o início do ano", de acordo com a mesma fonte.
"No conjunto das operações - atrasos em rota e atrasos em aeroporto -, os atrasos recuaram 45,1% face ao verão de 2024", disse a NAV na mesma nota.
A tendência confirma-se também no acumulado de 2025. Entre janeiro e setembro, "o tráfego controlado aumentou 5,9%, ultrapassando os 596 mil voos, enquanto os atrasos médios em rota recuaram 7,7%".
A gestora referiu ainda que "já se encontra com um valor de atraso médio por voo em rota de 0,26 minutos", abaixo do objetivo definido no plano nacional de desempenho nacional (0,30 minutos) aprovado pela Comissão Europeia.