
Os Pirenéus são dos destinos de neve mais acessíveis desde Portugal
Foto: Pickpick
Estejam as luas a apontar para uma pista de esqui entre pinheiros e vinho quente ou para areia e praia, só para contrariar, há de tudo à mão a partir dos aeroportos portugueses.
Corpo do artigo
Nesta nossa Europa, o inverno costuma ser sinónimo de montanha, festas de fim de tarde de pés na neve e respiração fumegante, chalés de madeira, mantas de xadrez, de preferência em tons de vermelho, e lareiras a crepitar.
E é compreensível, dado que tudo isso é mais ou menos longe se quisermos ter a experiência em agosto.
O contrário já não se aplica e o sol está bem mais perto do que julgamos. E não há melhor gozo do que regressar de uma viagem em janeiro com o corpo marcado pelo calor.
O belo de tudo isto é, cada vez mais, podermos escolher entre uma coisa e outra.
Praia do Tarrafal, Santiago, Cabo Verde (Foto: Artur Machado)
Cabo Verde está a dois pares de horas de distância de vários aeroportos portugueses e é a promessa de águas amenas e sol denso, mesmo misturando as rabanadas e iluminações de Natal.
Algo mais longe, mas seguramente tentadoras, estão mais de uma dezena de cidades do Brasil.
Mas se for mesmo o frio que se quer, teremos sempre a França e a Suíça das maiores altitudes europeias, ou o inverno seco dos nórdicos e a tranquilidade da Polónia, onde, podemos afirmá-lo com certeza, o frio é dilacerante - o que torna uma lareira na melhor coisa da vida...
COMO IR
De Lisboa (LIS)
Sol. Em Cabo Verde, os aeroportos da Praia, Sal e São Vicente recebem voos TAP, TACV e easyJet, enquanto na Boa Vista aterram a TAP e a easyJet. No Brasil, a TAP voa para Belém, Belo Horizonte, Florianópolis, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A LATAM liga a Fortaleza e a São Paulo e a Azul Airlines a São Paulo.
Neve. Em França, os Pirenéus estão ao alcance de voos para Toulouse (Ryanair e TAP) e Lourdes/Tarbes (Volotea, nova rota), enquanto os Alpes estão perto de Lyon (easyJet e TAP). Para a Suíça pode voar-se com a easyJet (Basileia/Mulhouse, Genebra e Zurique), a TAP (Genebra e Zurique) e a SWISS (Genebra e Zurique).
Do Porto (OPO)
Sol. A TAP e a Azul Airlines ligam ao Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo). A easyJet tem voos para Cabo Verde (Praia, Sal e Boa Vista).
Neve. Em França, os Alpes estão a curta de distância de Lyon (easyJet), as estâncias do Maciço Central ficam a curta distância de Clermont-Ferrand (Ryanair) e algumas dos Pirenéus não estão longe de Toulouse (Ryanair). Na Suíça, a easyJet voa para Basileia/Mulhouse, Genebra e Zurique, estas duas também cobertas pela TAP e pela SWISS. A Ryanair voa também para Cracóvia, na Polónia, perto de Zakopane.
De Faro (FAO)
Neve. Voos da easyJet para Lyon (França), Basileia/Mulhouse e Genebra (Suíça) e da Edelweiss Air para Zurique (Suíça). A Scandinavian Airlines liga a Estocolmo, na Suécia, e a Norwegian Air Shuttle a Oslo, na Noruega.
De Ponta Delgada (PDL)
Sol. A Azores Airlines liga os Açores à cidade da Praia, em Santiago, Cabo Verde.
Neve. A Azores Airlines oferece voos para Barcelona (acesso aos Pirenéus) e Paris (de onde há várias ligações ferroviárias a estâncias de inverno).
Da Madeira (FNC)
Sol. A Binter voa para Las Palmas e Tenerife, nas Canárias.
Neve. A Norwegian Air Shuttle liga a Oslo, Noruega, de onde se acede a Trysil. A Scandinavian Airlines voa para Estocolmo, Suécia, perto de Romme Alpin e Kungsberget. Os Alpes estão ao alcance de voos da easyJet para Basileia/Mulhouse e Genebra e da Edelweiss Air para Zurique. A Transavia liga a Paris (comboio até à neve) e a Wizzair a Gdansk (próximo de Wieżyca-Koszałkowo) e Katowice (perto de Szczyrk), na Polónia.
