
Interesse pelo Japão cresceu significativamente em 2025
Foto: Pixabay
O Japão recebeu em 2025 um número recorde de visitantes estrangeiros. Foi ultrapassada pela primeira vez 40 milhões de pessoas, apesar da forte queda no fluxo de turistas chineses, devido às tensões entre Tóquio e Pequim.
Números oficiais do Governo japonês indicam que o país registou 42,7 milhões de chegadas de turistas durante todo o ano passado. O recorde anterior era de 36,8 milhões, em 2024.
O enfraquecimento do iene terá contribuído para reforçar a atratividade do arquipélago aos olhos dos turistas internacionais, com os gastos a chegarem ao equivalente a 3,3 mil milhões de euros só no terceiro trimestre.
Tóquio estabeleceu uma meta ambiciosa: atingir 60 milhões de estrangeiros por ano até 2030, correndo o risco de alimentar o "excesso de turismo" nos locais mais visitados do arquipélago e de acicatar as críticas dos residentes, nomeadamente na antiga capital imperial, Quioto, que aumentou desde 1 de janeiro a taxa de estadia para tentar conter o fenómeno do turismo massificado.
Com os seus 124 milhões de habitantes, o Japão continua, no entanto, a receber muito menos turistas do que o primeiro destino mundial, a França, que conta com 68 milhões de habitantes e recebeu cerca de 100 milhões de pessoas em 2023 e 2024.
