O território de Macau recebeu 19,2 milhões de turistas em apenas seis meses, o segundo valor mais elevado de sempre para um semestre.
Corpo do artigo
A Direção dos Serviços de Estatísticas e Censos (DSEC), responsável por divulgar os valores dos primeiro semestre do ano, precisou que 58% dos visitantes (11,2 milhões) chegaram em excursões organizadas e passaram menos de um dia na cidade.
A esmagadora maioria (90,6%) veio da China continental ou Hong Kong, enquanto somente 1,34 milhões foram cidadãos internacionais.
De acordo com dados oficiais, o número de turistas que passou por Macau só foi superado entre janeiro e junho de 2019, antes da pandemia de covid-19.
Nessa altura, foram reportados 20,3 milhões de visitantes.
Em 2024, o Governo Central divulgou uma série de medidas de apoio a Macau, como o aumento do limite de isenção fiscal de bens para uso pessoal adquiridos por visitantes da China.
Ao mesmo tempo, as autoridades chinesas alargaram a mais 10 cidades da China a lista de locais com "vistos individuais" para visitar Hong Kong e Macau.
Além disso, desde 1 de janeiro que os residentes da vizinha cidade de Zhuhai podem visitar Macau uma vez por semana e ficar até sete dias.
Macau conta receber entre 38 e 39 milhões de visitantes até ao final deste ano.
Em 2024, o número chegou aos 34,9 milhões.