Istambul, Doha, Abu Dhabi e Dubai são destinos imperdíveis, que nos apresentam o Médio Oriente como mais nenhum. E são o primeiro de dois passos de Portugal até muito longe.
Corpo do artigo
A linguagem padronizada do Mundo das conexões identifica-as como "hubs". Placas giratórias. Mas são sobretudo paragens imperdíveis, perfeitas para cortar voos longos em dois voos de médio curso, porque estão carregadas de História e modernidade.
Tomemos, por exemplo, Istambul: cidade maior da Turquia, é o encontro de dois continentes e de incontáveis culturas, misturadas ao ritmo da ondulação do Bósforo, entre palácios de imperadores, mesquitas ímpares, arte de rua e museus de excelência.
Ou Doha, capital do Catar, orgulhosa nas suas alturas de vidro a vigiar mercados tradicionais, uma baía turquesa e o magnífico Museu da Arte Islâmica.
Tomemos, também, o Louvre de Abu Dhabi ou a sua inigualável Grande Mesquita e, por fim, o Dubai e todos os estímulos que a urbe superlativa tem para inebriar o mais abstémio dos viajantes.
Merecem, todos, o devido desvio. Melhor ainda se, a seguir, tivermos um destino distante, na África banhada pelo Índico ou na imensidão da Ásia.
Foto: Getty Images
COMO IR
PORTO (OPO)
• Turquia
A Turkish Airlines tem 14 voos semanais para Istambul, de onde se pode voar para 131 países.
.................................................
LISBOA (LIS)
• Turquia
A Turkish Airlines tem 19 voos semanais para Istambul.
• Catar
A Qatar Airways oferece sete ligações diretas para Doha, de onde sai para mais de 90 países.
• Emirados Árabes Unidos
A Etihad Airways voa seis vezes por semana para Abu Dhabi, que liga a mais de 90 países, e a Emirates tem 14 voos semanais para o Dubai, de onde se pode voar para 85 países.
Esta rubrica conta com o apoio da ANA Aeroportos de Portugal