
Aposta no turismo sustentável continuará forte nos Açores
Foto: Maria João Gala
Vai entrar no próximo ano em funcionamento um novo sistema integrado de monitorização inteligente de fluxos turísticos dos Açores.
O método fornecerá "dados objetivos" sobre o comportamento dos visitantes, revelou a secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas do arquipélago, Berta Cabral.
"É uma ferramenta que materializa uma visão de futuro, de gestão profissional informada e devidamente enquadrada nos princípios do turismo sustentável e inteligente, que privilegiará tomadas de decisão fundamentadas", explicou.
Segundo a governante, a Secretaria Regional que tutela não abdicará de investir na sustentabilidade do turismo, "demonstrando ano após ano, auditoria após auditoria", que está "num patamar de excelência no que respeita ao planeamento e à gestão sustentável do destino turístico Açores".
Na Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas "todo o planeamento para a locação de cerca de 403 milhões de euros encontra-se devidamente enquadrado nesta premissa e na criação de melhores condições para um cumprimento pleno dos objetivos em causa".
Em infraestruturas e equipamentos está projetado "um volume de investimento muito relevante" com "impacto direto na melhoria da qualidade de vida das populações, no desempenho da economia regional e na projeção de um futuro melhor para toda a região".
No turismo, Berta Cabral referiu investimentos de 11,7 milhões de euros, assumindo que será atualmente "o setor mais dinâmico" da economia açoriana e com "uma consolidação sólida".
