É o mais recente destino com ligação sem escalas para Lisboa. A SkyUp, companhia low cost ucraniana, está a operar voos regulares entre Chisinau, capital da Moldávia, e o Aeroporto Humberto Delgado.
Corpo do artigo
A rota arrancou a 18 de abril passado e pretende “reforçar a conectividade entre Portugal e o Leste Europeu, com especial enfoque no turismo, nas viagens de visita a familiares e amigos e nas viagens de negócios”, segundo sublinhou a ANA – Aeroportos de Portugal.
Além disso, permite, em particular, mais opções a passageiros que viajam de e para a Ucrânia, dada a proximidade com a Moldávia.
“O regresso da SkyUp vem diversificar o portfólio de companhias no Aeroporto de Lisboa e reflete o nosso compromisso no desenvolvimento de rotas que reforçam a conectividade do país, tanto para quem nos visita como para quem se liga ao Mundo a partir de Lisboa”, sublinhou Nuno Costa, diretor comercial de aviação da ANA, grupo responsável pela gestão dos 10 aeroportos em Portugal.
A Moldávia é um pequeno país da Europa de Leste encravado entre a Roménia e a Ucrânia e sem acesso ao mar.
Independente desde o desmembramento da URSS, em 1991, tem 33 mil metros quadrados, cerca de um terço do território de Portugal Continental, e apenas 2,6 milhões de habitantes.