Quase cinco milhões de turistas internacionais (4,8 milhões no total) visitaram o Brasil entre janeiro e maio deste ano foi 4,8 milhões, um crescimento de 49,7% face ao mesmo período de 2024 (3,2 milhões).
Corpo do artigo
Os números foram avançados pelo Ministério do Turismo, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e a Polícia Federal. E refletem cifras jamais alcançadas em períodos anteriores.
De acordo com as mesmas fontes, o Rio de Janeiro foi o destino mais procurado, com 1.032.537 chegadas de turistas, mais 52,3% do que o ano passado.
“O Rio de Janeiro é conhecido no mundo inteiro como portão de entrada do turismo internacional no Brasil e sede de grandes eventos. Portanto, o crescimento representa o resultado do esforço de promover esse destino e atrair ainda mais turistas internacionais, gerando, assim, emprego e renda para a população”, destacou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Até maio, os cinco principais países emissores de turistas internacionais para o Brasil foram a Argentina (2,2 milhões de visitantes), o Chile (387.611), os Estados Unidos (352.971), o Paraguai (285.122) e o Uruguai (277.858).
Os valores registados até ao final de maio revelam que 70% da meta estipulada até dezembro (6,9 milhões de turistas em todo o país) estão alcançados.
A expectativa das autoridades locais é de que o Brasil atinja, ainda este ano, o patamar de 8 milhões de visitantes, marca até agora prevista apenas para 2027.