O novo aeroporto internacional Dr. António Agostinho Neto, em Luanda (Angola), está prestes a entrar em atividade plena. E já há quem tenha decidido alterar toda a sua logística de voos, nomeadamente os para e de Lisboa e Porto.
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Foi o caso da TAAG - Linhas Aéreas de Angola, que vai transferir a partir do próximo dia 19 todas as ligações para a nova infraestrutura, inclusive as que têm partida ou chegada dos aeroportos Humberto Delgado e Francisco Sá Carneiro.
Além destes, também serão transferidos os voos de e para São Paulo (Brasil), Joanesburgo e Cidade do Cabo (África do Sul), Lagos (Nigéria), Windhoek (Namíbia), São Tomé (São Tomé e Príncipe), Maputo (Moçambique), Nairobi (Quénia) e Havana (Cuba).
Segundo a TAAG, esta decisão estratégica assinala a conclusão do processo faseado de transição" e representa um "marco histórico no ecossistema da aviação civil em Angola".
O Aeroporto Agostinho Neto já é palco de partidas e chegadas para Brazzaville (Congo) e Kinshasa (República Democrática do Congo).
"A consolidação da operação da TAAG no AIAAN aporta ganhos significativos de eficiência operacional, sinergia na gestão de frota e melhoria da experiência do cliente, consolidando a estratégia nacional de estabelecer Luanda/Icolo e Bengo, como um 'hub' de referência na África Austral", referiu a companhia aérea angolana, em comunicado.
Durante o período de transição vai ser disponibilizado um serviço shuttle entre o aeroporto internacional de Luanda 04 de Fevereiro e o Agostinho Neto.
O serviço estará ao dispor de passageiros em trânsito, cujo percurso de viagem seja feito em parte, por companhias aéreas estrangeiras, ainda não baseadas no novo aeroporto.
Localizado no Bom Jesus, província de Icolo e Bengo, a 42 quilómetros de Luanda, o Aeroporto Internacional Agostinho Neto custou 2,5 mil milhões de euros e foi inaugurado no dia 10 de novembro de 2023 pelo Presidente da República de Angola, João Lourenço.
Implantado numa aérea de 75 quilómetros quadrados, foi projetado para acolher aeronaves de grande porte como o Airbus-A380, tendo uma capacidade para movimentar 15 milhões de passageiros por ano, volume cinco vezes superior ao trafegado no atual aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, segundo informação do Ministério dos Transportes angolano.