Chama-se Mirante do Gavião Amazon Lodge conquistou os prémios de "Melhor Hotel de Viagem e Turismo na categoria Sustentabilidade no Turismo" e de "Arquitetura Corporativa e Estratégias Sustentáveis". E ganhou o coração de muitos pela originalidade de conjugar num só o triângulo natureza, sustentabilidade e classe.
Corpo do artigo
Fica no coração do Parque Nacional de Anavilhanas, o segundo maior arquipélago fluvial do Mundo, em plena Amazónia (Brasil), onde o quadro natural é de uma biodiversidade que tem tanto de abundante como de espetacular.
Ali, a 180 quilómetros de Manaus, a capital do estado do Amazonas, são 13 os bungalows de madeira em forma exterior de barco invertido e design interior que remetem para elementos da floresta, decorados pela arquiteta Marília Pellegrini com peças de artesanato local e fibras naturais.
Todo um conjunto sustentável criado pelo ateliê O"Reilly Sustainable Strategies, que teve um objetivo bem concreto estabelecido desde o início, quais partes distintas de um puzzle que se completam numa só elemento.
"A prioridade foi adequação à envolvência. As construções têm os seus pisos elevados, de modo a preservar a permeabilidade do solo. A iluminação e a ventilação são naturais", referem os responsáveis do Gavião Amazon Lodge.
Mas não é só. "A energia solar abastece o sistema elétrico e o aquecimento de água. E os resíduos orgânicos são sempre direcionados para compostagem", acrescentam.
Além disso, há 70 diferentes plantas nativas da Amazónia espalhadas pelo espaço.
Os bungalows estão espalhados num terreno de impressionantes 30 mil metros quadrados, conectados entre eles por corredores comuns que comunicam entre si e unidades como uma piscina de tons modernistas e um restaurante onde a gastronomia amazónica está em destaque com assinatura da chef Débora Shornik.
Durante as refeições, a companhia fica a cargo do trânsito natural do rio Negro, um autêntico correr contínuo de barcos que vão chegando e partindo ao porto do hotel, que é também ponto de encontro para as viagens fluviais de ecoturismo, denominadas Expedição Katerre.
O hotel conecta-se ainda com centenas de metros de trilhos aptos a receberem caminhantes.
Birdwatching e até a visualização noturna de jacarés fazem ainda parte dos programas disponíveis para os hóspedes do Mirante do Gavião Amazon Lodge, que poderá conhecer melhor aqui.