O país que vai multar quem desapertar o cinto de segurança dentro do avião
Os frequentadores dos voos para a Turquia que retirem os cintos de segurança antes do tempo definido estão agora sujeitos a multas.
Corpo do artigo
Novos regulamentos lançados pelas autoridades turcas de aviação civil, consultados pela agência Associated Press (AP), determinam ainda que é punido quem caminhe pelos corredores do aparelho antes da imobilização total do avião, ou quem abra os compartimentos superiores destinados a guardar bagagem de mão.
É também lembrado aos passageiros que devem dar prioridade de saída às pessoas sentadas nas filas à sua frente.
As regras atualizadas determinam ainda que as pessoas devem permanecer sempre sentadas até receberem ordens em contrário, quando o aparelho chegue a uma porta de embarque ou a outro ponto de paragem final.
Os meios de comunicação social turcos informaram que os infratores podem ser multados até 70 dólares (62 euros).
No entanto, a direção de aviação civil não especificou o valor, embora tenha referido que atualizou os avisos após queixas de passageiros e inspeções de voo que indicaram um número crescente de violações de segurança.
"Apesar dos anúncios que informam os passageiros sobre as regras, muitos levantam-se antes de a aeronave chegar às suas posições de estacionamento e antes de o sinal dos cintos de segurança ser desligado", frisou a entidade, citada pela AP.
Muitos países têm regulamentos para dissuadir os passageiros indisciplinados. A maioria exige que sejam seguidas as instruções sobre quando permanecer com o cinto de segurança colocado.