Um fóssil descoberto na região de Jan Juc, na costa marítima sudeste da Austrália, permitiu aos cientistas identificar uma nova espécie de baleia.
Corpo do artigo
O cetáceo, com dentes afiados e olhos do tamanho de bolas de ténis, existiu há pelo menos 23 milhões de anos e foi batizado de 'Janjucetus dullardi', foi agora anunciado instituição australiana Museums Victoria.
Depois de analisarem o fóssil, os paleontólogos concluíram que os dentes e ossos auditivos eram suficientemente diferentes para determinar que se trata de uma nova espécie extinta de baleia dentada.
As conclusões foram adiantadas pela agência espanhola EFE, que citou um estudo publicado na revista zoológica da britânica Sociedade Lineana.
Segundo um dos coautores da investigação, Ruairidh Duncan, esta espécie não tinha estruturas de ecolocalização e "caçava usando os seus olhos, que eram muito grandes para permitir a perseguição de presas".
A estimativa é de que 'Janjucetus dullardi' tenha, tal como outras baleias dentadas extintas, existido durante o Oligoceno Tardio, há entre 26 e 23 milhões de anos.
Estas espécies de cetáceos terão vivido em águas quentes do sudeste australiano e a sua extinção terá estado ligada ao arrefecimento do planeta e consequente descida do nível do mar.