A chamada "semana dourada" da China, que decorre até à próxima segunda-feira, dia 6, no âmbito das celebrações do Dia Nacional, está a movimentar mais de 2,4 mil milhões de viagens em todo o país.
Corpo do artigo
A contabilidade foi feita pelo Ministério dos Transportes chinês, que estimou uma média diária de 295 milhões de viagens, um aumento de 3,2% em relação ao mesmo período de 2024.
Os automóveis são o principal meio de transporte, com 1,87 mil milhões de deslocações previstas por estrada, quase 80% do total.
As autoridades alertaram para congestionamentos intensos nas entradas das principais cidades e nas principais rotas turísticas.
A operadora ferroviária estatal chinesa informou que mais de 110 milhões de bilhetes foram vendidos para viagens entre 29 de setembro e 10 de outubro.
A empresa reforçou as operações com a introdução de mais de dois mil comboios adicionais nos dias de ponta.
Já a Autoridade de Aviação Civil estima 19,2 milhões de passageiros durante os oito dias de feriados, o que marcaria um recorde para esta 'semana dourada', com os aeroportos de Pequim e Xangai entre os mais movimentados.
O regulador aponta ainda para aproximadamente 139 mil voos operados no país até ao final das festividades, com uma subida de 4,9% nos voos domésticos e de 11,9% nos internacionais em comparação com o ano passado.
De acordo com a Administração Nacional de Imigração, o fluxo de pessoas que atravessam as fronteiras da China ultrapassa os dois milhões por dia.
Japão, Hong Kong, Tailândia, Malásia, Coreia do Sul, Vietname, Indonésia, Singapura, Estados Unidos e Austrália estão entre os principais destinos para os turistas chineses.