Já é oficial. A Delta Air Lines vai mesmo lançar um voo de segunda-feira a domingo entre os aeroportos Sá Carneiro, no Porto, e JFK, em Nova Iorque (Estados Unidos).
Corpo do artigo
A nova rota ganhará forma a partir de 21 de maio do próximo ano, anunciou a companhia norte-americana.
"Faz parte da mais ampla expansão transatlântica da Delta e reflete o compromisso em oferecer mais destinos, voos e experiências mais sofisticadas do que nunca", explicou Paul Baldoni, vice-presidente sénior de Planeamento de Redes da empresa.
A ligação Porto-Nova Iorque insere-se numa estratégia alargada da Delta que envolve o alargamento de opções entre várias cidades europeias e os EUA.
Ao todo, serão sete as rotas a estrear no verão de 2026, incluindo a do Porto. O objetivo, assinalou Paul Baldoni, "é oferecer aos clientes ainda mais oportunidades de experimentar a Europa e desfrutar da nossa experiência premium a bordo".
Quem voar para Nova Iorque poderá, à chegada, optar por outras ligações internas disponibilizadas pela Delta Airlines, tendo à disposição até 200 partidas para mais de uma centena de destinos.
Já Karen Strougo, diretora comercial da ANA Aeroportos de Portugal, referiu que a opção da Delta pelo Aeroporto Sá Carneiro é "mais um marco significativo nos nossos esforços para reforçar a posição do Porto como porta de entrada para o Noroeste da Península Ibérica".
Uma forma de "reforçar a conectividade global da cidade", resumiu.
Segundo dados da Vinci, que considerou a nova rota Porto-Nova Iorque como um sinal de "crescente importância do mercado norte-americano no Aeroporto Francisco Sá Carneiro", em 2024 a pista portuense "atingiu mais um recorde de tráfego" ao chegar aos 15,9 milhões de passageiros, mais 4,8% do que no ano anterior.
"O crescimento da conectividade transatlântica e de longo curso é um dos vetores estratégicos, que em 2024 teve reforço de ligações aos EUA, Canadá, Brasil, Cabo Verde, Etiópia e Turquia", sublinhou o grupo que faz a gestão da estrutura.
Em Portugal, recorde-se, a Delta Air Lines conta já com ligações diários durante todo o ano de Lisboa para Nova Iorque e sazonais para Boston.