A Turquia acolheu 8,8 milhões de visitantes internacionais entre os passados meses de janeiro e março.
Corpo do artigo
Os números oficiais foram agora revelados e confirmam o melhor primeiro trimestre turístico de sempre do país.
Para tal, também foram decisivos os 18.245 turistas provenientes de Portugal que pisaram solo turco durante esse período, um aumento de 2,42% comparativamente à janela homóloga de 2024.
“Trata-se de um crescimento substancial que consolida a Turquia como um destino cada vez mais popular para os portugueses, atraídos pela sua combinação de história, natureza, gastronomia, hospitalidade e uma oferta crescente de cultura e experiência”, sublinhou a Agência de Promoção e Desenvolvimento Turístico da Turquia (TGA), em comunicado.
No geral, e ainda segundo a TGA, a maior fatia de turistas veio do Irão (733 mil), da Rússia (601 mil), da Alemanha (572 mil), da Bulgária (560 mil) e do Reino Unido (304 mil).
A média de permanência foi de 11 noites, com as despesas diárias a fixarem-se nos 98,9 dólares (88 euros). As receitas provenientes do turismo, essas, também bateram recordes ao chegarem aos 9,5 mil milhões de dólares (8,4 mil milhões de euros).
“Em 2024, fomos o quarto maior país do Mundo em termos de entradas: 62,2 milhões. Até ao final deste ano pretendemos chegar às 65 milhões”, revelou Mehmet Nuri Ersoy, ministro turco da Cultura e do Turismo. “O aumento de 5,6% das receitas no primeiro trimestre confirma que estamos a ir na direção certa”, acrescentou.