
Concorde operou entre 1976 e 2003 e ficou conhecido como o "Pássaro Branco".
Foto: Air France
O dia 21 de janeiro de 1976 foi histórico para a aviação mundial. Nessa data, exatamente às 12h40, a Air France operou o primeiro voo de sempre de um Concorde, com uma ligação entre Paris (França), com escala em Dakar (Senegal) e chegada ao Rio de Janeiro (Brasil).
"Após um tempo de voo de apenas 7 horas e 26 minutos, a companhia francesa inaugurou a sua era supersónica, que duraria 27 anos, até 2003", lembrou a Air France, em comunicado.
Com uma altitude de cruzeiro de cerca de 18 mil metros - o dobro da altitude de outros aviões de longo curso, o Concorde atingia uma velocidade de cruzeiro de Mach 2,02, ou 2.170 km/h, e tinha capacidade para cerca de 100 passageiros. Ficou conhecido como "Pássaro Branco".
"A sua silhueta elegante, única e imediatamente reconhecível, apresentava uma envergadura de 26 metros, um comprimento de 62 metros e uma altura de 12 metros. Uma verdadeira montra tecnológica e obra-prima da inovação, o Concorde é uma aeronave lendária que personifica a excelência aeronáutica da Air France", define a companhia.
Símbolo de luxo e evolução tecnológica no setor da aviação, o Concorde marcou uma era durante cerca de um quarto de século até que um trágico acidente, em julho de 2000, no Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, provocou 103 mortos e precipitou o fim da sua atividade três anos depois.
A bordo, o luxo e classe eram palavras de ordem. Eram servidos aos passageiros iguarias únicas como pastéis trufados Périgord, champanhe e cozinha fina. Os tripulantes tinham fardas exclusivas, os detalhes de design eram singulares.
"O Concorde foi um ícone da aviação francesa e a sua visão pioneira marcou toda uma era", resumiu a Air France.

