O Aeroporto Internacional Gago Coutinho, em Faro, é o mais completo dos aeroportos portugueses, ultrapassando o Francisco Sá Carneiro, no Porto. Ainda assim, está distante dos mais bem colocados a nível internacional.
Corpo do artigo
A conclusão vem expressa no ranking anual da AirHelp, empresa de tecnologia de viagens que trabalha para melhorar a experiência dos passageiros aéreos durante uma interrupção de voo.
A tabela agora divulgada, que pode consultar aqui, baseia-se em avaliações de 13 mil passageiros de 58 países em todo o Mundo.
Dos 250 aeroportos analisados, o de Faro fica em 118º lugar com um total de 7,58 pontos, correspondentes a 7,70 pontos na pontualidade, 7,40 na consideração dos clientes e 7,30 na qualidade da área de restauração e lojas.
O segundo melhor do ranking é o Cristiano Ronaldo, na Madeira, em 201º lugar com 7,18. E o terceiro, que nos últimos anos liderou destacado a classificação nacional, o Francisco Sá Carneiro, no Porto, na 205ª posição com 7,13 de avaliação.
O Humberto Delgado, em Lisboa, queda-se num modesto 244º posto (6,53) e é o sétimo pior colocado no cômputo geral.
“Para elaborar este ranking foram utilizadas as melhores fontes de dados, incluindo estatísticas de voo, uma das maiores e mais completas do Mundo, com dezenas de milhares de avaliações de clientes e a sua própria experiência”, descreveu Pedro Miguel Madaleno, advogado especialista em direitos dos passageiros aéreos que representa a AirHelp em Portugal.
Globalmente, o Aeroporto da Cidade do Cabo (África do Sul) lidera a lista com um total de 8,57 pontos, seguido do de Doha (Catar) e do King Khalid, em Riade (Arábia Saudita).
Nos dez primeiros encontram-se ainda os aeroportos de Brasília (Brasil), Muscat (Omã), Cidade do Panamá (Panamá), Durban (África do Sul), Salt Lake City (Estados Unidos da América), Bergen (Noruega) e Dammam (Arábia Saudita).