
A aldeia de Porto Covo foi distinguida pela Biosphere Responsible Tourism
Foto: Wikimedia
Fica no concelho de Sines, ficou eternizada numa canção de Rui Veloso e tornou-se agora o primeiro destino sustentável do Alentejo.
A aldeia de Porto Covo recebeu o certificado da Biosphere Responsible Tourism depois de um "ano de trabalho coordenado" pela Entidade Regional de Turismo (ERT) alentejana.
"Foi um trabalho de parceria muito profícuo com a Junta de Freguesia de Porto Covo e a Câmara de Sines e, principalmente, com os empresários que responderam afirmativamente de uma forma muito empenhada e assertiva", destacou José Santos, presidente da ERT do Alentejo, citado pela agência Lusa.
"Vamos elaborar um Guia de Eventos Sustentáveis, com um conjunto de requisitos e regras importantes para que o turista tenha uma experiência adequada e de compromisso com o meio natural e para com a comunidade", descreveu. Esta será apenas uma das várias iniciativas previstas associadas ao novo estatuto.
Será ainda criado "um indicador para avaliar o impacto do turismo na criação de empregos para residentes em Porto Covo, o número de mulheres que estão a criar negócios e a assumir posições de relevo nas empresas turísticas ou o progresso que as unidades hoteleiras estão a fazer ao nível da gestão e da otimização dos recursos hídricos ou de consumos energéticos", sublinhou José Santos.
No que diz respeito ao turismo, o objetivo é que cresça mas "não ponha em causa aquilo que são os recursos locais".
O Alentejo não ficará por aqui. Na próxima quarta-feira, dia 21, Mértola receberá a mesma certificação por parte da Biosphere.
"O nosso objetivo é ter o Alentejo certificado como destino Biosphere nos próximos dois anos", apontou o presidente da ERT.
