
Ano passado ficou marcado por dados históricos no que toca a viagens
Foto: Pixabay
Cerca de 1520 milhões de turistas viajaram o ano passado para fora do seu país, anunciou a Organização Mundial do Turismo (OMT).
Tratou-se, garantiu uma estimativa da OMT, de um "ano recorde", com forte dinamismo sobretudo em dois continentes: África e Ásia.
O número de viagens turísticas internacionais em 2025 superou em 4% o de 2024 (1400 milhões), com as receitas a subir para 1,900 milhões de dólares (1600 milhões de euros) em todo o Mundo, mais 5%.
"A procura de viagens permaneceu alta, apesar da forte inflação nos serviços turísticos e da incerteza relacionada com as tensões geopolíticas", destacou a secretária-geral da OMT, Cheikha Al Nowais.
Na Europa, principal destino turístico do Mundo - França e Espanha em primeiro lugar -, foram registadas 793 milhões de chegadas internacionais.
O número de viajantes internacionais também aumentou significativamente em África (+8% em um ano) e na Ásia-Pacífico (+6%).
Marrocos, "primeiro destino africano", recebeu "quase 20 milhões" de turistas internacionais no ano passado, um aumento de 14%, precisou a OMT.
Do outro lado do Atlântico, o Brasil registou um forte crescimento de 37% em ritmo anual, segundo o relatório. "Esperamos que essa tendência positiva continue em 2026, pois a economia global deve permanecer estável", disse Cheikha Al Nowais.
