Um mês depois do grande feito ter sido concretizado, eis que chegou a confirmação oficial. O Guinness World Records reconheceu o japonês Kokichi Akuzawa como o mais velho de sempre a ter escalado o Monte Fuji, aos 102 anos.
Corpo do artigo
Kokichi realizou a subida na companhia da filha Motoe, 70 anos, a neta, o marido da neta e quatro companheiros de um clube de montanhismo.
"Fiquei realmente tentado a desistir a meio. Chegar ao cume foi difícil, mas os meus amigos incentivaram-me e correu tudo bem", descreveu o veterano aventureiro à agência Associated Press (AP). "Consegui chegar ao topo porque muitas pessoas me apoiaram", revelou.
O grupo acampou durante duas noites num trilho antes da subida da montanha mais alta do Japão, que atinge os 3776 metros, a 5 de agosto.
"Estou impressionado por ter escalado tão bem", frisou Kokichi Akuzawa.
Apesar do feito, esta não foi a primeira ida recorde de Akuzawa ao Monte Fuji. Tinha 96 anos quando se tornou a pessoa mais velha a alcançá-lo.
Nos seis anos seguintes superou problemas cardíacos, zona e dores decorrentes de uma queda nessa escalada.
Após superar os problemas de saúde, passou três meses a treinar, acordando às 5h00 para caminhadas de uma hora e subindo aproximadamente uma montanha por semana, principalmente em redor da região de Nagano, a oeste de Gunma, no centro do Japão.
"Eu escalo porque gosto. É fácil fazer amigos na montanha", sublinhou este antigo engenheiro de projeto de motores e, mais tarde, inseminador artificial de gado, profissão que manteve até aos 85 anos.
Atualmente, Akuzawa passa as manhãs como voluntário num centro de cuidados a idosos e a dar aulas de pintura no seu estúdio em casa.