
Voos do Porto para a ilha Terceira serão realizados às segundas-feiras, quartas, sextas e domingos
Foto: Maria João Gala
Já tem data marcada o arranque da nova rota da TAP entre o Porto e a ilha Terceira, nos Açores. Será a 29 de março do próximo ano, exatamente o dia em que a companhia de baixo custo Ryanair deixará de voar para o arquipélago devido às "elevadas taxas aeroportuárias praticadas", segundo justificou.
A futura ligação entre o Porto e a Terceira contará com quatro voos semanais, anunciou a TAP, às segundas-feiras, quartas, sextas e domingos.
As partidas estão previstas para as 15.20 horas, com chegadas à Terceira às 17 horas. "No sentido inverso, o voo sai da ilha às 17.50 e chega às 21.15", explicou a TAP, em comunicado.
Os novos voos têm viagens planeadas para as segundas-feiras, quartas, sextas e domingos. "A rota será operada numa aeronave A320neo com capacidade para 168 passageiros", acrescentou.
Também a partir de 29 de março, a TAP tem previsto subir de 14 para 18 as frequências semanais entre o Porto e o Funchal.
"A TAP reforça assim o seu papel fundamental para a mobilidade entre o Porto e a região Norte e as regiões autónomas dos Açores e da Madeira, evidenciando uma vez mais o seu contributo para a coesão nacional", explicou a empresa.
Recorde-se que a Ryanair anunciou em novembro o fim de todas as rotas de e para os Açores "devido às elevadas taxas aeroportuárias (definidas pelo monopólio aeroportuário francês ANA) e à inação do Governo português, que aumentou as taxas de navegação aérea em mais 120% após a covid".
Outra medida então criticada pela Ryanair foi a "introdução de uma taxa de viagem de dois euros, numa altura em que outros estados da União Europeia estão a abolir taxas de viagem para garantir o crescimento de capacidade, que é escasso".
