Paraíso praticamente intacto, a província de Trat, no extremo sul da Tailândia, quer mudar de paradigma e chamar mais turistas internacionais que o descubram por dentro.
Corpo do artigo
Conhecida pelas 52 pequenas ilhas que formam um raro refúgio natural, Trat pode agora ser visitada com mais facilidade graças a uma parceria entre a Autoridade de Turismo da Tailândia (ATT) e a companhia aérea Bangkok Airways, que se juntaram na campanha conjunta “Descobrir Trat: Ilhas e muito mais”.
Assim, segundo desvendou a ATT, os passageiros com destino a Trat que aderirem à iniciativa contam com descontos exclusivos em mais de 50 estabelecimentos, entre eles cafés, restaurantes e unidades de alojamento.
A pouco mais do que 300 quilómetros de Banguecoque, a capital da Tailândia, Trat tem acesso por via aérea através de rápidos voos internos que não ultrapassam sessenta minutos de duração, ou, em alternativa, por estrada, numa pequena odisseia que pode chegar a cinco horas, perfeita para ir conhecendo durante o trajeto alguns dos segredos escondidos do país.
As zonas de praia de Trat, espalhadas sobretudo pelas ilhas de Ko Chang, Ko Kut e Ko Mak, destacam-se pelos longos areais e pelas águas calmas e cristalinas. E também pela gastronomia, em particular pelo marisco e as frutas locais, como o durião de Ko Chang, que se destaca pelo seu cheiro intenso e pouco agradável compensado pelo sabor único.
O ananás dourado é outro dos frutos característicos, plantado que é nas terras férteis da província.
A campanha “Descobrir Trat: Ilhas e muito mais” integra-se no espírito do Ano do Grande Turismo e Desporto da Tailândia 2025 e na iniciativa nacional “5 Experiências obrigatórias na Tailândia” (“5 Must Do's in Thailand”, em inglês), que convida os visitantes a descobrir o país através de cinco eixos principais: sabores, aventura, cultura, compras e paisagens inesquecíveis.
Em fevereiro, a Tailândia anunciou um objetivo ambicioso para o setor turístico. A ideia é atrair até ao final do ano 39 milhões de estrangeiros e gerar o equivalente a 86 mil milhões de euros de receitas.
Nesse sentido, foi lançado o “Amazing Thailand Grand Tourism and Sports Year 2025”, programa que celebra a diversidade tailandesa.
Até dezembro estão previstos festivais de turismo, torneios desportivos de classe mundial, entre outras atividades, como programas para descobrir pontos menos conhecidos da geografia do país.