Estátua inaugurada em abril no interior do Rio Grande do Sul passou há dias a marca do meio milhão de visitantes.
Corpo do artigo
O Cristo Protetor de Encantado, erguido sobre o Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul (Brasil), 378 metros acima da cidade que lhe dá nome, foi inaugurado oficialmente em abril, mas já vinha recebendo curiosos desde maior de 2021.
Na semana passada, atingiu a meta de meio milhão de visitas, segundo contas da Associação Amigos de Cristo de Encantado (AACE), criada para gerir a obra.
Sonhada pelo falecido prefeito de Encantado, Adroaldo Conzatti, a obra foi pensada para abençoar o vale e, de passagem, passar a perna ao Cristo Redentor do Rio de Janeiro.
Com 43,5 metros de altura, 39 de envergadura e 1712 toneladas, a estátua começou a ser construída em junho de 2019, tendo sido revestida a cimento moldado com uma colher de sopa pelo escultor que a assina, Markus Moura. Ficou pronta em 2022, mas já vinha acolhendo curiosos no complexo.
Laura Ohlweiler foi a visitante 500 mil do Cristo Protetor de Encantado
Foto: Luciano Nagel/Associação Amigos de Cristo de Encantado
Foi no coração vidrado aos 33 metros de altura que a jovem Laura Ohlweiler, visitante número 500 mil, foi agraciada pelo involuntário feito. "É surreal, incrível a vista daqui de cima, tem uma energia muito boa. O que mais me marcou, foi quando o elevador abriu as portas e ouvi as batidas do coração do Cristo"', disse a jovem de 24 anos oriunda da cidade riograndense de Estrela.
O complexo já recebeu visitantes de todo o Brasil e de mais de 60 nacionalidades, impulsionando o turismo numa região ainda a sarar as feridas das enxurradas de maio de 2024. Assiste-se a um renascimento da economia local e ao crescimento das infraestruturas hoteleiras.