País onde verão é sinónimo de muito calor, a Turquia está a apostar numa forma original de percorrer o seu património histórico durante o período quente do ano.
Corpo do artigo
O programa "Night Museums" (Museus à Noite) possibilita visitar com muita memória quando o sol não for tão castigador. "Porque a noite é quando os tesouros se iluminam e ganham nova vida", assim definiu a iniciativa, que decorre pelo segundo ano consecutivo, a TGA, a Agência de Promoção e Desenvolvimento Turístico da Turquia.
Em relação a 2024, há novos monumentos a acrescentar ao longo rol de possíveis pontos abertos até tarde, 27 no total, como a famosa Torre de Galata, com a sua vista única para o Bósforo, ou a imponente Mesquita Hahia Sophia, ambas em Istambul.
Da lista continuam a fazer parte, por exemplo, a antiga cidade de Hierápolis, em Denizli, ou as ruínas de Éfeso, não muito longe de Izmir.
Já em Ancara, é possível entrar no Museu das Civilizações da Anatólia e no Museu de Etnografia, dois dos mais significativos da capital, até às 21h00.
Na Capadócia, podem ser percorridas até às 21h00 as cidades subterrâneas de Derinkuyu, Kaymaklı e Özkonak. Já o Monte Nemrut, com suas estátuas do século I a.C., oferece opções alargadas até ao nascer do sol, entre 4h00 e 9h00.
Noutros pontos do país, museus em Bodrum, Antalya e Alanya têm, igualmente, horários extensos, assim como vários sítios arqueológicos, nomeadamente os de Side, Aspendos e Patara.
O mesmo acontece em Gaziantep e Şanlıurfa, por exemplo.
"O Night Museums integra a visão ambiciosa da Turquia de desenvolver um turismo mais sustentável, descentralizado e ativo ao longo de todo o ano", refere a TGA.
A primeira edição contou com a participação de 395 mil visitantes.
O objetivo passa agora por "expandir a experiência cultural às 81 províncias turcas durante os 12 meses do ano", de forma a "distribuir melhor o fluxo" de pessoas interessadas em conhecer de perto os monumentos, para que seja garantido "um turismo mais consciente, enriquecedor e de maior qualidade".
A lista completa dos locais que fazem parte do programa "Night Museums" pode ser consultada aqui.