O ex-velocista oito vezes campeão olímpico Usain Bolt foi oficialmente nomeado embaixador global do turismo da Jamaica.
Corpo do artigo
O antigo atleta já entrou em ação e protagoniza um vídeo de 30 segundos onde são mostradas algumas das principais potencialidades jamaicanas, das paisagens à cultura, passando pela hospitalidade local.
Trata-se, segundo o Jamaica Tourist Board (JTB), de uma reflexão de Bolt sobre a sua infância no país e o percurso pessoal que o levou das colinas de Trelawny à fama internacional.
"Esta é a nossa Jamaica, onde se pode correr na areia ou competir na pista, refrescar-se nas montanhas ou movê-las", descreve Usain Bolt na película.
"Somos uma ilha pequena, mas fazemos grandes coisas", resume.
O vídeo celebra ainda a Jamaica como "mais do que um destino turístico", posicionando-a como um lugar onde os visitantes podem encontrar "aventura, inspiração e conexão".
Para Edmund Bartlett, ministro jamaicano do Turismo, "Usain Bolt é há muito tempo um ícone do orgulho e da excelência jamaicana".
"Temos orgulho em mostrar ao Mundo o que nos torna verdadeiramente inesquecíveis", referiu o responsável governativo.
Daqui em diante, Bolt vai continuar a protagonizar outras campanhas turísticas focadas para o digital e para as redes sociais, além de marcar presença em eventos de promoção.
A Jamaica situa-se a sul de Cuba e a oeste da Hispaniola, ilha dividida entre Haiti e República Dominicana. Pátria de lendas como o cantor Bob Marley, tem uma extensão de 10,990 quilómetros (cerca de um décimo do território de Portugal Continental) e 2,4 milhões de habitantes.
Em 2025, o país foi considerado pelo TripAdvisor como o 11º melhor destino culinário do Mundo e 13º para gozar a lua de mel, depois de no ano anterior ter sido distinguido nos World Travel Awards como "O Destino Líder Mundial em Cruzeiros" e "Destino Líder Mundial para Famílias".