O Serviço Nacional de Migração (Senami) de Moçambique suspendeu temporariamente a obrigatoriedade de comunicação de entrada no país aos turistas proveniente de países isentos de visto, incluindo portugueses.
Corpo do artigo
A medida, anunciada em abril passado, gerou preocupação imediata nos agentes de viagens, dada a ausência desta imposição desde o início do fim dos vistos, em 2023.
O Senami comunicou que a informação, que deveria ser feita através de uma plataforma eletrónica, foi cancelada depois de “constrangimentos técnicos verificados no sistema de registo, os quais têm impedido o normal acesso e submissão dos dados por parte dos cidadãos abrangidos”.
“Logo que as condições técnicas estiverem reunidas, será feita uma nova comunicação oficial sobre o restabelecimento da medida”, referiu o Senami.
Moçambique introduziu em dezembro de 2022 o Visto Eletrónico (e‐Visa) e, em 01 de maio de 2023, a isenção de vistos para cidadãos de 29 países.
Além disso, foi revista a medida de concessão de vistos de investimentos para períodos mais alargados aos cidadãos estrangeiros que detenham investimento no território, simplificando os requisitos de atribuição.