Está em fase de resolução o incêndio com duas frentes ativas que deflagrou ao início da tarde de quinta-feira na União de Freguesias de Adeganha e Cardanha, concelho de Torre de Moncorvo, atravessando uma vasta área de mato e rodeando três aldeias.
Corpo do artigo
12503621
O fogo chegou a estar, esta sexta-feira de manhã, a ser combatido por 150 bombeiros, apoiados por 55 viaturas e quatro meios aéreos. Mas, cerca das 10.30 horas, o incêndio passou para a fase de resolução, tendo os meios aéreos abandonado o local, onde permaneceram os bombeiros.
O presidente da Junta da União de Freguesias, José Manuel Moreiras, indicou ao JN que "já não há aldeias, nem populações em risco" mas que, na quinta-feira, a situação foi "muito complicada, com os bombeiros a não ter mãos a medir" face à proximidade que as chamas chegaram a ter das localidades de Adeganha, Cardanha e Estevais. A ignição terá começado nesta última aldeia propagando-se às restantes.
José Manuel Moreiras não quis ainda apontar causas para o incêndio. "Felizmente não há pessoas feridas, nem perdas de animais", sublinhou.
Para já, a Junta está a proceder à contabilização dos prejuízos: "Não temos ainda números, nem sequer da área ardida. Arderam vários palheiros nas três aldeias, onde estavam armazenadas alfaias agrícolas e material de apoio. Estamos a verificar os estragos em colaboração com a GNR."