Mais de três mil pessoas estão desalojadas devido a inundações que atingem Málaga, esta quarta-feira. A região, no sul de Espanha, está a ser assolada por uma gota fria e há inundações em vários pontos.
Corpo do artigo
Os bombeiros pedem "máxima prudência" face às chuvas fortes que estão a cair e a originar o aumento dos cursos de água e inundações. Há zonas comerciais completamente alagadas e ruas cortadas. As autoridades apelam aos automobilistas que não tentem ir salvar os carros que estacionaram em zonas sob aviso de chuva torrencial.
As equipas de socorro foram reforçadas na região de Málaga, onde há mais de três mil pessoas desalojadas, que viviam nas zonas mais próximas do rio Guadalhorce, relata o jornal "El País".
O hospital Clínico fechou quase todos os serviços porque os laboratótios ficaram inundados e os centros de saúde fecharam as portas.
A gota fria, ou DANA (no acrónimo em castelhano para depressão isolada em altos níveis) volta a causar uma precipitação anormal na região sul de Espanha.
Nas redes sociais, vários vídeos mostram os locais que estão a ser afetados, nomeadamente a Faculdade de Psicologia de Málaga.
Na província, sob aviso vermelho até esta quarta-feira às 24 horas locais, a tempestade está a causar cancelamento e desvio de voos. Pelo menos uma ligação aérea foi cancelada e cinco voos foram desviados, dá conta a Aena, empresa responsável pela gestão de aeroportos em Espanha.
A Renfe, responsável pelos caminhos de ferro, suspendeu todas as viagens para a região. A ligação de e para Madrid, em alta velocidade, foi suspensa às 13.30 horas locais (12.30 horas em Portugal continental).
Ao início da tarde, os Bombeiros de Castelló, perto de Valência, foram ativados para o resgate de uma pessoa que estava presa dentro de um carro inundado.
Em Valência, onde a memória da tragédia de 29 de outubro está ainda nas ruas, as escolas estão fechadas e o trânsito foi cortado em várias artérias da cidade.