Megaoperação contra o tráfico de droga e corrupção nos portos de Sines, Lisboa e Setúbal
A Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, está a realizar, na manhã desta terça-feira, a operação “Porthos”, que investiga a beneficiação de organizações criminosas dedicadas à exportação de elevadas quantidades de cocaína a partir da América Latina.
Corpo do artigo
Segundo a PJ, estas organizações criminosas utilizam os portos marítimos nacionais como porta de entrada de produtos estupefacientes no continente europeu, dissimulados em diversos produtos acondicionados em contentores.
"A investigação criminal em curso, com origem em cooperação policial internacional de congéneres da PJ, tem por objeto suspeitas da prática de crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais", informou a Judiciária, em comunicado.
A operação está a ser executada na Área Metropolitana de Lisboa, em Setúbal, Sines e em Leiria e visa a execução de 32 mandados de busca, dos quais 14 domiciliárias e 18 não domiciliárias, para recolha de elementos de prova complementares.
A operação “Porthos” conta com a presença de 150 inspetores e peritos de diversas unidades de apoio da Polícia Judiciária, e é acompanhada por quatro magistrados do Ministério Público.
A operação, apurou ainda o JN, conta com o apoio da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefaciente.