O guarda-redes do F. C. Porto e da seleção nacional está entre os finalistas do troféu Lev Yashin, que elege o melhor guardião do Mundo, enquanto o médio do PSG, e também internacional português, é candidato à distinção de melhor jovem de 2024 na próxima gala da France Football.
Corpo do artigo
Após uma época em que foi titularíssimo ao serviço dos dragões e primeira escolha de Roberto Martínez para a fase final do Campeonato da Europa - no qual se destacou, sobretudo, pelas três grandes penalidades defendidas frente à Eslovénia nos oitavos de final - Diogo Costa é um dos dez finalistas a melhor guarda-redes do Mundo.
O número 99 dos dragões enfrenta a concorrência de Donnarumma (PSG), Kobel (Borussia Dortmund), Lunin (Real Madrid), Maignan (Milan), Mamardashvili(Valencia), Unai Simon (Ath. Bilbau), Emiliano Martínez (Aston Villa), Yann Sommer (Inter) e Ronwen Williams (Mamelodi Sundowns).
João Neves, por seu lado, está na corrida ao Troféu Kopa, que distingue o melhor jogador sub-21 da temporada passada. Depois de brilhar ao serviço do Benfica e também ter sido chamado para o último Europeu, o médio foi transferido, por 60 milhões de euros, para o Paris Saint-Germain.
A concorrer com João Neves estarão Pau Cubarsi (Barcelona), Alejandro Garnacho (Manchester United), Arda Güller (Real Madrid), Karim Konaté (Salzburgo), Kobbie Mainoo (Manchester United), Savinho (Girona/Manchester City), Mathys Tel (Bayern), Lamine Yamal (Barcelona) e Warren Zaïre-Emery (PSG).
A cerimónia de entrega dos prémios decorre no dia 28 de outubro, em Paris.