O tabuleiro inferior da Ponte de Luís I, entre o Porto e Gaia, poderá reabrir-se a todo o trânsito durante a noite no próximo mês de setembro. É essa a previsão feita pelo presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues. Para o autarca, trata-se de um "ajustamento".
Corpo do artigo
Na próxima segunda-feira, a Câmara de Gaia vota a abertura do tabuleiro inferior da Ponte de Luís I, entre o Porto e Gaia, a todo o trânsito entre as 20 horas e as seis da manhã. De acordo com o presidente da autarquia gaiense, esta proposta foi articulada entre os dois municípios e respetivas Polícias Municipais. Aliás, ao JN, esta quinta-feira, a Câmara do Porto admitiu estar a ponderar avançar com esta mudança.
Para Eduardo Vítor Rodrigues, não se trata de nenhum "recuo", mas sim de "um ajustamento". "Acho muito curioso quando as pessoas decidem uma coisa e, se depois não abdicam, são teimosas. Quando decidem uma coisa que depois se ajusta, parece que estão sempre a recuar. Não. Aquilo que sempre dissemos é que isto é um processo experimental", considera o autarca.
O presidente da Câmara de Gaia acrescenta que "o trânsito noturno estava a ser penalizado sem nenhuma necessidade e, sobretudo, estava a ser penalizado com o argumento que nem era operacional: o do transporte público". "Queremos e manteremos o transporte público como prioritário. À noite essa questão não se coloca", clarifica.
Seguem-se "as decisões municipais, das posturas municipais", observa Eduardo Vítor Rodrigues, apontando a implementação das alterações "algures por setembro". "Vamos ver se conseguimos que o ano letivo comece já com estas mudanças", conclui.