Doncic chutado dos Mavericks sem saber. Entenda a troca mais estranha da história da NBA
O mundo do basquetebol entrou em choque com um dos negócios mais inusitados da história da NBA. Luka Doncic, um talento geracional, foi trocado para os Lakers, sem aviso prévio. "Se ele foi trocado, então, qualquer um pode ser", foi uma das várias reações dos atletas, num enredo com pano para mangas.
Corpo do artigo
A NBA é um mercado turbulento e, por vezes, protagoniza das movimentações mais "selvagens" do mundo do desporto. No entanto, nada faria prever um enredo semelhante ao que estaria por surgir. Em mais um sábado [nos Estados Unidos] repleto de jogos, uma publicação, entre várias, caiu nas notificações de milhões de pessoas. Shams Charania, da ESPN, lançou um alerta para uma troca bombástica: "Os Dallas Mavericks estão a negociar Luka Doncic, Maxi Kleber e Markieff Morris para os Los Angeles Lakers, por Anthony Davis, Max Christie e uma escolha de primeira rodada de 2029. Acordo de três equipas inclui Utah", escreveu, num conjunto de palavras que apanhou desprevenidos adeptos, jogadores e todos os que acompanham o mundo do basquetebol.
Se por um lado a notificação entrou de início no circuito norte-americano, o mesmo não se pode dizer do lado de cá do oceano. Vários foram os portugueses que acordaram, no domingo, ensonados, e com incertezas sobre se efetivamente não estariam ainda dentro de um sono profundo. Mas não, tudo aquilo era bem real. As questões, de imediato, foram muitas: "Terão os responsáveis de Dallas descoberto um grave problema físico no Luka? Será que ele não pretende renovar? Como é possível um dos maiores jogadores da atualidade, de 25 anos, ainda com um teto gigantesco, 5 vezes All Star, 5 vezes All NBA, melhor marcador da temporada anterior, tendo, inclusive, carregado a equipa até umas finais da NBA, ter deixado de fazer parte do plano?" Uma avalanche de dúvidas para a qual não se encontravam respostas.