Palmas e alívio. Sete pessoas resgatadas de divertimento encravado na Feira de São Mateus
Terminou com palmas a operação de resgate na Feira de São Mateus, em Viseu. A última das sete pessoas que tinham ficado presas no ar num divertimento foi retirada cerca das 0.16, três horas após o incidente.
Corpo do artigo
Sete pessoas, entre as quais uma criança de 12 anos, ficaram presas num divertimento cerca de 30 metros acima do chão. A ocorrência, registado às 21.15 horas de quinta-feira, ficou resolvido três horas depois, às 0.16 horas desta sexta-feira.
Segundo o comandante dos bombeiros locais, as vítimas têm entre 11 e 42 anos. A última pessoa a ser retirada estava ligeiramente inclinada para a frente, o que dificultou o trabalho dos bombeiros.
Apesar de não se registarem feridos, a operação foi demorada tendo em conta que o divertimento ("Monster") ficou parado a cerca de 30 metros do chão depois de o braço mecânico ter bloqueado. "É uma operação complexa, leva o seu tempo, mas tem decorrido como o planeado", disse o comandante Rui Nogueira, dos Bombeiros Sapadores de Viseu, cerca da meia-noite, quando faltava retirar apenas uma das vítimas.
"As primeiras cinco pessoas que foram retiradas não precisaram de assistência médica. Algumas já foram para casa, retomando a vida normal", disse Rui Nogueira, sublinhando que algumas pessoas estavam nervosas, mas todas colaboraram com os bombeiros.
Rui Nogueira detalhou ainda que a equipa de resgate usou um veículo-escada para chegar até às pessoas retidas no divertimento, que foram transportadas para o chão através do mesmo método.
O comandante acrescentou ainda que em causa estará uma avaria técnica no divertimento, mas ainda é cedo para apurar as causas exatas, que deverão ser investigadas pelas autoridades competentes.
A operação de socorro está a ser acompanhada pela equipa médica e de segurança da Feira de São Mateus, que possui "meios próprios e exclusivos", com o apoio dos Bombeiros Sapadores de Viseu, que disponibilizou o veículo-escada que está a apoiar os trabalhos no local.
No local estiveram ainda a Polícia Municipal e a PSP de Viseu.