O aviso preventivo da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil sucede a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera de que, a partir desta segunda-feira à tarde, haverá uma mudança gradual das condições meteorológicas. Espera-se precipitação no continente, por vezes forte e acompanhada de trovoada.
Corpo do artigo
Entre os efeitos expectáveis das chuvas que se avizinham, a Proteção Civil elenca possíveis inundações em zonas urbanas (causadas pela acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento), cheias potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água e movimentos de massa (como deslizamentos e derrocadas) motivados pela infiltração.
Além disso, os episódios de precipitação intensa estão também normalmente associados à contaminação de fontes de água potável, ao arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos e ao piso rodoviário escorregadio devido à possível formação de lençóis de água.
Neste sentido, a Proteção Civil recomenda, em comunicado, alguns comportamentos para minimizar estas consequências do mau tempo:
- <p>Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento;</p>
- <p>Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente andaimes, placards e outras estruturas suspensas;</p>
- <p>Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias;</p>
- <p>Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;</p>
- <p>Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.</p>
IPMA coloca 10 distritos em aviso amarelo
Dez dos 18 distritos de Portugal continental, sobretudo no centro e sul do território, estão entre hoje e terça-feira sob aviso amarelo devido a "precipitação, por vezes forte", informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) por precipitação entrou em vigor às 14 horas nos distritos de Leiria, Castelo Branco, Lisboa, Santarém, Portalegre e Setúbal, de acordo com o IPMA.
Nesses locais, a previsão meteorológica para hoje é de "períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser localmente intensos e acompanhados de trovoada nas regiões Centro e Sul", e "vento por vezes forte nas terras altas".
O aviso prolongar-se-á até terça-feira para os distritos de Castelo Branco, Santarém e Portalegre.
A estes três distritos juntam-se na terça-feira sob aviso amarelo, com previsão de "precipitação, por vezes forte", outros quatro na região Norte, nomeadamente Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro.
Segundo o IPMA, estes avisos amarelos vigorarão até às 12 horas de terça-feira.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, enquanto o aviso laranja, o segundo mais grave, é emitido sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado.
O aviso mais grave do IPMA é o vermelho e aplica-se quando há registo de uma situação meteorológica de risco extremo.