O governador do Estado da Florida, Ron DeSantis, apresentou segunda-feira um programa de incentivos fiscais para que os habitantes comprem armas livres de impostos até ao final do ano, além de uma lei para que as possam transportar abertamente.
Corpo do artigo
"Orgulha-me anunciar o começo das nossas "Festividades Fiscais da Segunda Emenda, que será de não impostos, não impostos na venda do comércio retalhista de armas de fogo, munições, apetrechos, bem como de equipamento para pescar, acampar e ouros usados para caçar", disse, durante um evento.
O republicano também quer que o Congresso estadual autorize os cidadãos a terem as suas à mostra em público - o que em Inglês se designa por 'Open carry'-, uma vez que agora é proibido, exceto em lugares designados de caça, pesca e acampamento.
Mas a iniciativa está com problemas, uma vez que o presidente do Senado se opôs, citando a posição contrária da Associação de Xerifes da Florida.
"Temo suma maioria de quase três para um na Câmara de Representantes da Florida. Trinta e oito Estados têm o 'Open carry'. Não é algo controverso. Porque é que isso não é aprovado Câmara de Representantes da Florida", questionou DeSantis.
A Florida é o segundo Estado dos EUA na venda de armas, só atrás do Texas, com 1,22 milhões vendidas em 2024, segundo um relatório da Safe Home, baseado em informação da polícia federal (FBI, na sigla em inglês).
A Florida é ainda o Estado onde mais de um terço da população possui uma arma e tem uma das legislações mais permissivas dos EUA, como uma lei que permite transportar uma arma oculta sem qualquer autorização especial.