A um mês da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorre de 1 a 6 de agosto, em Lisboa, a organização anunciou que há 313 mil peregrinos com a inscrição finalizada, apesar de se terem inicialmente registado o dobro.
Corpo do artigo
Inicialmente, mais de 663 mil peregrinos, provenientes de 204 países, iniciaram a inscrição. Contudo, apenas 480 mil prosseguiram a segunda fase de registo e, neste momento, há 313 mil peregrinos com inscrição finalizada.
Os países com mais peregrinos que finalizaram a sua inscrição são: Espanha, com 58 531; Itália, com 53 803; França, com 41 055; e Portugal, com 32 771.
Em comunicado, a Fundação JMJ refere que as dioceses de Lisboa, Santarém e Setúbal foram as que disponibilizaram mais alojamentos para os jovens. Com mais de 22 mil voluntários (que já concluíram a inscrição), o evento contará com a presença, para além do Papa Francisco, de 737 bispos inscritos no encontro, 29 dos quais cardeais.
Pela primeira vez, os paramentos para os dez mil sacerdotes e bispos que participarão nas cerimónias estão a ser confecionadas através de uma parceria Portugal/Itália. Uma fábrica de burel, na Serra da Estrela, foi escolhida para elaborar uma faixa que será incluída no paramento principal a usar, em Lisboa, pelo Papa Francisco. É a primeira vez que o burel é utilizado numa veste papal, “representando o símbolo da participação do interior do país – e da cultura tradicional portuguesa – nestas celebrações”, refere o documento de balanço.