Uma nova burla MBWay tem como alvo os donos de animais perdidos. Os criminosos fingem ter encontrado o animal, mas avisam que ele necessita de cuidados veterinários urgentes e que o pagamento tem de ser efetuado antecipadamente. Quem pagar fica sem dinheiro e sem animais, alerta a Ordem dos Médicos Veterinários.
Corpo do artigo
O esquema é simples. Os burlões procuram anúncios de animais perdidos nas redes sociais e contactam os donos. Dizem que são de uma clínica veterinária e que encontraram o animal. Porém, há um problema. O cão ou gato foi atropelado ou está muito doente e necessida de cuidados veterinários urgentes, caso contrário irá morrer. Por se tratar de uma cirurgia, o pagamento terá de ser feito antecipadamente e fornecem os dados para pagamento imediato via MBWay.
Ora, é tudo mentira. Nem o animal foi encontrado, nem a pessoa que está a ligar é um medico veterinário. Muito provavelmente, se pagar, ficará sem o dinheiro e sem o animal, avisa a Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) que já teve conhecimento desta nova modalidade de burla.
A OMV alerta para "a necessidade de extrema cautela" e recomenda algumas medidas preventivas caso seja confrontado com uma destas situações. Primeiro confirme a identidade do profissional: peça nome completo, número de cédula profissional e nome da clínica. Depois verifique no site da OMV, em "Pesquisa de Membros", se a pessoa em causa está devidamente inscrita e se exerce a atividade profissional.
A seguir, faça uma busca "online" pelo contacto do Centro de Atendimento Médico-Veterinário, confirme se o número de telefone coincide e ligue para se certificar de que a situação relatada é verdadeira. Se possível, desloque-se presencialmente à clínica veterinária para verificar se é mesmo o seu animal e qual o seu estado de saúde.
A OMV "apela a todos os detentores de animais de companhia para estarem atentos a este tipo de fraude e a denunciarem qualquer situação suspeita às autoridades competentes". Caso seja alvo de uma tentativa de burla registe o número de contacto e dirija-se à esquadra ou posto policial mais próximo e formalize uma queixa, apresentando todos os dados que reuniu.