Arranca esta terça-feira de manhã, no Tribunal de Santarém, o julgamento do caso do acidente de viação que, há três anos, tirou a vida a Sara Carreira, filha mais nova do músico Tony Carreira, que dava, na altura, os primeiros passos no mundo da música e da moda.
Corpo do artigo
Quando ocorreu o acidente?
O acidente de viação que causou a morte da cantora Sara Carreira ocorreu no dia 5 de dezembro de 2020, na zona de Santarém. O carro de alta cilindrada onde viajava como “pendura” pertencia ao pai, Tony Carreira, e era conduzido pelo então namorado, o ator Ivo Lucas. Nascida a 21 de outubro de 1989, Sara tinha 21 anos.
Quem vai a julgamento?
Paulo Neves, por conduzir alcoolizado a cerca de 30 quilómetros por hora numa autoestrada, a fadista Cristina Branco, por não ter travado ou ultrapassado o carro de Paulo Neves, tendo-lhe embatido por trás e ficado a obstruir a faixa de rodagem do meio, e Ivo Lucas por circular em excesso de velocidade e “desatento”, pelo que embateu no veículo de Cristina Branco, perdeu o controlo do carro, capotou e colidiu com o veículo de Tiago Pacheco.
Qual o crime de que são acusados?
O juiz de instrução criminal decidiu levar a julgamento os três suspeitos de homicídio por negligência. Paulo Neves e Ivo Lucas respondem pelo crime de homicídio por negligência grosseira, cuja pena vai até cinco anos de prisão. Já Cristina Branco é acusada de crime de homicídio por negligência simples, que prevê uma pena até três anos.
Foram cometidos outros crimes?
Paulo Neves vai responder ainda por uma contraordenação grave, por conduzir embriagado e abaixo da velocidade permitida nas autoestradas, Ivo Lucas por uma contraordenação leve, por conduzir a uma velocidade entre 131 e 139 quilómetros por hora, quando o limite é de 120 quilómetros por hora. Há ainda um quarto arguido, Tiago Pacheco, que não vai responder por homicídio por negligência, mas por condução perigosa, uma contraordenação leve e uma contraordenação grave. Nenhum dos condutores assinalou o acidente com o triângulo.
Quando começa o julgamento?
O início do julgamento está marcado para esta terça-feira, às 9.30 horas, no Tribunal Judicial de Santarém. Tal como tem sucedido até então, Tony Carreira e a mãe de Sara estarão a acompanhar a sessão, em busca de justiça, e não de vingança, como o cantor esclareceu na fase de instrução criminal aos jornalistas. Ivo Lucas também deverá comparecer em tribunal, pois não está marcada nenhuma videoconferência.