Costa considera que nomeação de Américo Aguiar para cardeal "prestigia Portugal"
O primeiro-ministro felicitou este domingo com "enorme satisfação" o bispo auxiliar de Lisboa, Américo Aguiar, pela nomeação para cardeal, considerando que a escolha do Papa Francisco "muito prestigia Portugal". Também Santos Silva diz representar "uma prova de confiança" na organização da Jornada Mundial da Juventude.
Corpo do artigo
"Uma escolha que reconhece o bispo auxiliar de Lisboa como figura ímpar da Igreja Católica e que muito prestigia Portugal. A poucos dias da Jornada Mundial da Juventude, a que D. Américo Aguiar tem dedicado tanto esforço e empenho, este anúncio do Papa Francisco enche-nos de alegria", lê-se na mensagem de António Costa divulgada na rede social Twitter.
O presidente da Assembleia da República também felicitou o bispo auxiliar de Lisboa pela nomeação. "Felicito D. Américo Aguiar pela sua nomeação, pelo Papa, como um dos próximos cardeais da Igreja Católica. Valorizo a prova de confiança que também representa na organização e realização da Jornada Mundial da Juventude em Portugal", lê-se numa mensagem divulgada por Augusto Santos Silva na rede social Twitter.
De acordo com uma publicação do canal Vatican News na rede social Twitter, o Papa Francisco anunciou este domingo, após a recitação da oração do Angelus, um consistório em 30 de setembro, véspera do início da próxima Assembleia Sinodal, para a criação de 21 novos cardeais, incluindo o bispo Américo Aguiar, o único português do grupo.
Em reação, Américo Aguiar considerou que a sua nomeação "é uma homenagem à juventude portuguesa" e admitiu estar surpreendido com a notícia.
Segundo a agência Ecclesia, o Colégio Cardinalício tinha, até agora, 222 membros, incluindo cinco portugueses: Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, António Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima, José Tolentino Mendonça, arquivista e bibliotecário da Santa Sé, Manuel Monteiro de Castro, penitenciário-mor emérito, e José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos.
Américo Aguiar, que é o responsável máximo da Igreja Portuguesa pela realização da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa e em Loures, na primeira semana de agosto, vai ser o 48.º cardeal português, segundo a agência Ecclesia.