Já se tornou uma tradição. Quando o Natal se aproxima, a cadela Nina, mascote dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, torna-se a estrela de um calendário do ano novo, para angariar fundos para ajudar a corporação que a acolheu em 2015.
Corpo do artigo
Com mais de 24 mil seguidores no Facebook (página "Nina A Bombeira"), a cadela "anunciou", esta quarta-feira, que já está a decorrer a campanha deste ano.
Na sua página, gerida pelos bombeiros Paulo Camelo e Sofia Carvalhido, Nina "fala" aos amigos, brinca, conta o seu dia-a-dia, cumprimenta e agradece contribuições.
"Aqui estão os calendários 2024. Calma calma, não se atropelem, podem sossegar, tenho que chegue para todos. E já sabem, o objetivo é vender mais que no ano anterior, posso contar com vocês?", lê-se hoje numa publicação, com fotos do calendário.
"Enviem mensagem privada para encomendar, 4,5 euros cada, mais portes. Estão também disponíveis na secretaria da minha casa, dias úteis, entre as 9 horas e as 18 horas", apelou, acrescentando: "O valor angariado será para material operacional, a definir oportunamente. Obrigada por ajudarem".
A campanha de Natal da cadela Nina já se realiza desde 2017, sempre com edições cada vez maiores. No ano passado foram vendidos 750 calendários e a receita serviu para comprar material de formação e fardas para a corporação. A iniciativa é dos cuidadores da Nina e conta com o apoio logístico do atual Comando.
A Nina foi adotada pelos Bombeiros Voluntários de Viana em 2015, depois de ter sido encontrada perdida em Carreço. A mascote tornou-se um fenómeno de popularidade nas redes sociais.