Até domingo, mais de 30 autores nacionais vão passar pelo festival. Luís Louro, criador de O Corvo, é o grande destaque. E neste sábado vai estar à conversa com Rui Reininho, dos GNR, que é fã da série de BD.
Corpo do artigo
A edição de 2024 do Coimbra BD abriu as suas portas hoje, 25 de Abril, no seu regresso ao Convento de S. Francisco que já o tinha acolhido no ano transato. Até domingo, uma programação variada, a pensar em toda a família, vai encher o secular edifício com banda desenhada, videojogos e cosplay.
No que respeita à banda desenhada, esta edição, totalmente em português, propõe várias exposições: "A força do preto e branco", de André Caetano; "A mensagem - Fernando Pessoa em BD", com os originais da adaptação para BD assinada por Pedro Moura e Susa Monteiro; "A revolução interior: À procura do 25 de Abril", de José Carlos Fernandes, João Ramalho-Santos e João Miguel Lameiras; "A norte de sul nenhum", de João Mascarenhas; e "Homenagens à alma" em que a convite de Penim Loureiro, 22 ilustradores criaram 'fan art' original inspirada na série de BD, "Umbigo do mundo".
O Corvo a sobrevoar tudo
O grande destaque, no entanto, vai para "O Corvo: 30 Anos, 30 Pranchas", que celebra os 30 anos da icónica personagem de Luís Louro, que assinou o cartaz do Coimbra BD e estará presente nos quatro dias para conversas e sessões de autógrafos. Salienta-se, no domingo, às 16 horas, o painel "O Corvo - efetivamente sem moralizar", em que estará acompanhado por Rui Reininho, vocalista e letrista da banda pop GNR, que é fã confesso da série.
Ainda em termos de convidados, serão mais de 30 os ilustradores e argumentistas que nestes quatro dias passarão pelo evento coimbrão, entre os quais, para além dos já citados, avultam nomes como Nuno Saraiva, Joana Mosi, Henrique Gandum e Duarte Gandum, Joana Afonso, Derradé, André Lima Araújo ou Jorge Coelho.
Com um programa vasto e diversificado, a edição de 2024 do Coimbra BD promete investir em novas áreas e conteúdos, com vários lançamentos, workshops sobre criação de banda desenhada, sessões de cinema, um "Artists" Alley!" com cerca de 30 novos talentos, conversas e apresentações na área da banda desenhada ou sessões de desenho ao vivo, para além de uma área de gaming com competições de card e board games, e uma feira de merchandising e BD, com diversas edições que ainda não chegaram às livrarias.
Cosplay em grande
Uma das grandes apostas do Coimbra BD tem sido o Cosplay, a arte de vestir a roupa, a pele e o espírito das suas personagens favoritas, que, para além do tradicional desfile/concurso terá variadas oficinas, painéis com cosplayers embaixadores como "Desafios e conquistas do universo do cosplay" e "Skits de concurso" e ainda uma exposição de alguns dos mais marcantes fatos criados para competições.
No fim de semana, o Coimbra BD acolhe um dos momentos mais esperados no universo dos e-sports a nível nacional, as e-Liga Portugal Finals onde oito equipas disputam o título de Campeão Nacional de Futebol Virtual, com a grande final a ter lugar dia 28 de Abril.