Avançado português pode sagrar-se o melhor marcador do campeonato saudita e ser o artilheiro em quatro ligas diferentes, algo que nenhum jogador conseguiu na história do futebol.
Corpo do artigo
Cristiano Ronaldo continua imparável aos 39 anos. Depois de ter marcado três golos no triunfo do Al Nassr sobre o Al Tai (5-1), no sábado, o avançado português já leva 26 golos no campeonato saudita, mais quatro do que Aleksandar Mitrovic (Al Hilal) e procura afirmar-se como o melhor marcador da Liga, quando faltam nove jogos para o final da competição.
Ser o melhor marcador do campeonato da Arábia Saudita permite-lhe entrar na história como o primeiro jogador a ser artilheiro em quatro ligas diferentes, depois de se ter destacado em Inglaterra pelo Manchester United (31 golos em 2007/08), em Espanha pelo Real Madrid (40 golos, em 2010/11; 31, em 2013/14; 48, em 2014/15) e em Itália pela Juventus (29 golos, em 2020/21).
Aliás, nenhum jogador tinha conseguido ser o melhor marcador nas três das cinco principais ligas europeias, algo que Cristiano Ronaldo alcançou e faz dele um caso sério na história do futebol. Nem a idade parece impedi-lo de somar recorde atrás de recorde. O português pode ter a vantagem de Mitrovic se ter lesionado no último jogo do Al Hilal e ter de enfrentar uma ausência dos relvados por algumas semanas, o que lhe abre espaço para ser o melhor marcador do campeonato saudita.
Além de Cristiano Ronaldo, também Luis Suárez foi o melhor marcador em três campeonatos diferentes, ao ser artilheiro nos Países Baixos em 2009/10, em Inglaterra em 2013/14 e em Espanha em 2015/16. Neste momento, o avançado uruguaio está a jogar no Inter Miami, nos Estados Unidos, mas apenas leva cinco golos em sete jornadas do campeonato e está longe de ser uma ameaça para o português, na perseguição à quarta liga como o melhor artilheiro.
Nessa lista também fazem parte Lewandowski, Romário, Amoroso, Van Nistelrooy e Sonny Anderson que foram os melhores marcadores em três campeonatos diferentes.