A câmara de Ponte de Lima anunciou, esta segunda-feira, que já foram selecionadas 11 criações, inspiradas no tema da paz, para o Festival Internacional de Jardins de 2025.
Corpo do artigo
Segundo comunicado divulgado pela autarquia, a seleção foi feita entre 51 propostas de autores de 15 países. O certame cumprirá a 20ª edição com tema “Jardim da Paz, Jardim para a Paz” e abrirá ao público em maio do próximo ano.
O júri selecionou os projetos “Caminhos de Paz, Caminhos de (a) Vida” (Portugal), “Folding Peace” (Áustria/Eslováquia/Holanda), “Doces para a Paz” (Brasil), “Peace Garden, A Garden For Peace” (República Checa), “Engawa” (Espanha), “Awaken” (EUA), “Paz Total” (Colômbia), “Re-Imagining Peace” (EUA), “Museu Jardim da Luta dos Povos Indígenas” (México), “La Paix entre L’Homme Et La Nature” (França) e “Catarsis Garden” (Portugal).
Como já é habitual, o festival de 2025, exibirá também a criação vencedora da edição anterior, “O Jardim Dinamarquês” (Dinamarca).
“O trabalho no Festival Internacional de Jardins continua e após a desmontagem da última edição, iniciam-se os trabalhos de preparação para a 20.ª edição deste festival que será, na expetativa de todos os presentes, mais um enorme sucesso que abrirá portas ao público em maio de 2025”, indica o comunicado da câmara de Ponte de Lima, informando que o município “tem já várias equipas, de diferentes serviços, a trabalhar ativamente para que este festival possa atingir plenamente os seus objetivos gerais e, em particular, com a transmissão aos visitantes de sentimentos de “Paz” e “Serenidade”, cumprindo com o objetivo da temática da próxima edição.
Em 2024, o tema do certame foi “O imaginário na arte dos jardins” e, além de 11 propostas de autores de vários pontos do globo, incluiu também jardins (12) com temas variados criados por crianças das escolas locais.