Alumínio e aço exportados para os EUA vão sofrer tarifas de 25% a partir desta segunda-feira
Os Estados Unidos vão impor tarifas de 25% às importações de aço e alumínio a partir desta segunda-feira, anunciou o presidente Donald Trump.
Corpo do artigo
"Todo o aço que chegar aos Estados Unidos terá 25% de tarifas", disse o presidente no avião presidencial, segundo relatos de jornalistas a bordo do voo com destino a Nova Orleães, onde Trump assistirá à decisão do futebol americano, o Super Bowl.
O republicano acrescentou que as mesmas tarifas serão aplicadas para as importações de alumínio.
Trump também assinalou que vai anunciar na "terça ou quarta-feira" as "tarifas recíprocas" com as quais busca alinhar os impostos alfandegários de produtos que entram nos Estados Unidos da mesma forma em que os produtos americanos são taxados no exterior.
"Se nos tarifam com 130% e nós não, isso não vai continuar assim", frisou.
"Isso não afetará todos os países, pois alguns impõem as mesmas tarifas que nós. Mas, para aqueles que se beneficiam dos Estados Unidos, o favor será retribuído", afirmou.
A partir de terça-feira, os produtos provenientes da China serão taxados adicionalmente em 10%, uma medida à qual Pequim decidiu responder com tarifas específicas sobre certos produtos americanos a partir de 10 de fevereiro.