A longa-metragem "Os mistérios de Lisboa", de Raul Ruiz, conquistou mais um prémio nos Estados Unidos ao ser eleito o melhor filme estrangeiro pela Academia da Imprensa Internacional.
Corpo do artigo
Além de melhor filme estrangeiro, "Os mistérios de Lisboa" estava também nomeado para os prémios Golden Satellite de melhor direcção artística e melhor guarda-roupa, para Isabel Branco.
A Academia de Imprensa Internacional reúne jornalistas estrangeiros radicados nos Estados Unidos.
Entre os nomeados para melhor filme estrangeiro estavam produções como "O miúdo da bicicleta", dos irmãos Dardenne, "Faust", de Aleksandr Sukorov, e "Um separação", de Asghar Farhadi.
"Mistérios de Lisboa", baseado na obra homónima de Camilo Castelo Branco e com argumento de Carlos Saboga, foi rodado totalmente em Portugal e contou no elenco com actores como Maria João Bastos, Adriano Luz e Ricardo Pereira.
Raul Ruiz morreu, a 19 de Agosto, em Paris, e "Os mistérios de Lisboa", produzido por Paulo Branco, foi o último filme que fez.
"Mistérios de Lisboa" valeu a Raul Ruiz a Concha de Prata no Festival de San Sebastian, em Espanha, o Prémio Louis Delluc, o Prémio da Crítica na Mostra de São Paulo e três Globos de Ouro nacionais.
Em Novembro, o realizador chileno foi distinguido, a título póstumo, com um prémio do Círculo de Críticos de Nova Iorque.
O filme já foi exibido em França, Espanha, Taiwan, Suíça, Bélgica e Estados Unidos da América, e está actualmente em sala no Reino Unido.
Quando morreu, Ruiz estava a preparar a longa-metragem "As Linhas de Torres", cuja rodagem está a decorrer em Portugal.