O secretário-geral da UGT lamenta a ignorância da chanceler alemã quanto à realidade portuguesa, salientando que os portugueses se reformam mais tarde e trabalham mais horas que os alemães. Angela Merkel exigiu menos férias e o aumento da idade da reforma.
Corpo do artigo
"A senhora Merkel mostra que não se preocupa com a união da Europa nem com a coesão social e mostra uma profunda ignorância relativamente à realidade portuguesa, pois os portugueses já se reformam mais tarde que os alemães e trabalham mais horas por ano", disse João Proença à Agência Lusa, à margem do congresso da Confederação Europeia de Sindicatos, em Atenas.
A chanceler alemã, Angela Merkel, exigiu, num comício partidário, a unificação da idade da reforma e dos períodos de férias na União Europeia, criticando os sistemas vigentes na Grécia, Espanha e Portugal.
"Infelizmente isto mostra bem a Europa que temos, em que os lideres políticos se preocupam mais em divulgar as suas opiniões pessoais do que com a continuação da União Europeia", defendeu João Proença.
O sindicalista lembrou que Portugal já fez uma reforma da segurança social que assegura a sustentabilidade do sistema e que os trabalhadores portugueses são os segundos da Europa que trabalham mais horas por ano, a seguir à Inglaterra. "É pena que a chanceler alemã não se preocupe antes com o elevado nível de economia clandestina nos países do Sul, que no caso português chega aos 25%", disse.
Na Alemanha, a lei impõe que as empresas concedam aos trabalhadores um mínimo de 20 dias de férias por ano mas graças a acordos colectivos de trabalho este período é mais alargado em muitas empresas chegando a ultrapassar os 30 dias úteis.
A idade da reforma na Alemanha vai passar gradualmente dos atuais 65 para os 67 anos, entre 2012 e 2027. "Graças ao factor de sustentabilidade, Portugal vai chegar a essa idade de reforma antes da Alemanha", apontou João Proenca.
Em Portugal, a idade legal de reforma é de 65 anos, mas todos os anos poderá ser ligeiramente aumentada tendo em conta o aumento da esperança média de vida.
