A polícia identificou James Holmes, de 24 anos, e ex-estudante de Medicina, como o autor do ataque que matou pelo menos 12 pessoas a tiro e feriu cerca de 70 num cinema em Denver, nos EUA, durante a estreia do último filme da saga Batman. FBI descobriu explosivos na habitação. Ferido mais novo é bebé de três meses.
Corpo do artigo
A polícia de Denver, no estado da Califórnia, identificou James Holmes, de 24 anos, e natural do Tenessee, como o autor dos disparos que mataram 12 pessoas e feriram 70, sendo que o mais novo é um bebé de três meses.
A Universidade de Denver confirmou, mais tarde, tratar-se de um antigo estudante que, até Junho, frequentou o doutoramento no departamento de Neurociências da instituição.
As autoridades definem Holmes como "doente". "Temos bastante informação e trata-se claramente de um indivíduo transtornado", explicou o comissário de polícia de Nova Iorque, Ray Kelley.
James Holmes, usando uma máscara anti-gás, abriu fogo num cinema de um centro comercial em Aurora, nos subúrbios de Denver, EUA, durante a estreia do mais recente filme de Batman, "The Dark Knight Rises". Inicialmente, a polícia disse que 14 pessoas tinham morrido, mas, entretanto, corrigiu número de vítimas mortais para 12.
Holmes estava equipado com óculos de visão noturna, colete à prova de bala, todo vestido de preto e usou "um engenho para para criar uma cortina de fumo" durante o ataque.
"As testemunhas dizem-nos que ele atirou um lata, tendo-se ouvido depois um silvo, e quando o gás se libertou o atirador abriu fogo", disse o responsável policial. Dan Oates disse que ainda não se conhecem os motivos do ataque.
Uma testemunha disse, à CNN, que viu "um homem a encaminhar-se calmamente para as escadas e a disparar, escolhendo as pessoas aleatoriamente". O atirador "apareceu em frente ao ecrã", revelou o porta-voz da polícia de Aurora, Frank Fania.
O suspeito foi detido no parque de estacionamento, nas traseiras do cinema. "Não ofereceu resistência, não lutou", disse o porta-voz da polícia, Frank Fania.
Quando foi detido, o atirador tinha três armas: uma faca, um revólver e uma carabina. Uma outra arma foi recuperada no cinema.
O edifício de apartamentos onde reside o suspeito foi evacuado, porque o alegado atirador disse que tinha explosivos em casa, quando foi interpelado pela polícia. O carro do suspeito foi inspecionado por um robot.
Uma criança de nove anos estará entre os feridos, segundo algumas testemunhas. Autoridades confiram que as idades dos feridos estão compreendidas entre os seis e os 31 anos.
Nicole Williams, do Centro Médico Sueco, diz o hospital recebeu cerca de 20 feridos, sendo que o mais novo é um bebé de três meses. O estado de saúde da criança não foi revelado.
Após o incidente, gerou-se imediatamente o pânico no cinema. Dezenas de pessoas em estado de aflição saíram precipitamente para a rua.
Aurora fica perto do local onde, em 1999, decorreu o massacre do Liceu de Columbine, na qual morreram 13 pessoas e outras 24 ficaram feridas.