O chefe da delegação da União Europeia nos EUA, o embaixador português João Vale de Almeida, afirmou este domingo, na sua conta Twitter, que confrontou o Governo norte-americano com as notícias da alegada espionagem dos EUA à UE.
Corpo do artigo
João Vale de Almeida adianta que aguarda das autoridades norte-americanas informações adicionais, frisando que a UE necessita de "uma clarificação" do caso.
"Foi-me prometida informação e aguardo-a ansiosamente. Precisamos de clarificação", escreveu o diplomata.
A revista alemã "Der Spiegel" noticiou este domingo que a União Europeia era um dos alvos da Agência Nacional de Segurança norte-americana, acusada de vigiar comunicações eletrónicas à escala global através do programa Prism.
Baseando-se em documentação de Edward Snowden, ex-colaborador da Agência de Segurança Nacional norte-americana, a revista refere que a agência espiou as comunicações das representações diplomáticas da União Europeia nos EUA.
Acusado pelos Estados Unidos de espionagem, por filtrar escutas do Governo, Snowden encontra-se há uma semana na zona de trânsito do aeroporto de Moscovo, para onde viajou desde Hong Kong, depois de fugir dos EUA, e espera, sem passaporte, que o Equador lhe conceda o asilo pedido.