Mundo

Bush "filho" diz que o pai era um homem de grande caráter

O filho e o pai Larry Downing/Reuters

O ex-presidente norte-americano George W. Bush declarou que o seu pai, George H. W. Bush, que morreu sexta-feira aos 94 anos, era um homem de elevado caráter e um ótimo pai.

"Jeb, Neil, Marvin, Doro e eu estamos tristes em anunciar que, depois de 94 anos extraordinários, o nosso querido pai morreu. George H. W. Bush era um homem do mais alto caráter e o melhor pai que um filho ou filha poderia pedir", publicou no Twitter George W. Bush.

"A família Bush é profundamente grata pela vida e amor do 41º (presidente), pela compaixão daqueles que se preocuparam e oraram pelo pai, e pelas condolências de nossos amigos e cidadãos", acrescentou Bush.

O antigo presidente dos Estados Unidos George H.W. Bush morreu aos 94 anos, disse na sexta-feira o porta-voz da família, Jim McGrath.

Bush morreu cerca de oito meses após a morte de sua esposa, Barbara Bush.

O 41.º presidente dos Estados Unidos serviu de 1989 a 1993 e oito anos depois assistiu à tomada de posse do seu filho George W. Bush, que se tornou o 43.º Presidente.

George H.W. Bush viu sua popularidade aumentar no período da Guerra do Golfo em 1991, mas esse capital desapareceu num período de recessão breve, mas profunda. O republicano acabou por ser derrotado pelo democrata Bill Clinton, quando procurava assegurar um segundo mandato.

Bush também foi um herói da Segunda Guerra Mundial, congressista do Texas, diretor da CIA e vice-presidente de Ronald Reagan.

Bush tinha sido internado no hospital com uma infeção no sangue em 23 de abril, um dia após o funeral da ex-primeira-dama, tendo ali permanecido durante 13 dias. Voltou a ser hospitalizado em maio, indicando pressão baixa e fadiga uma semana depois de chegar ao Maine para passar o verão.

Acabou por ter alta alguns dias depois e comemorou seu aniversário em 12 de junho - fazendo história, ao tornar-se o primeiro ex-presidente a atingir a idade de 94 anos.

Bush era o patriarca de uma dinastia política que inclui o filho George W. Bush, que foi também Presidente, outro como governador, John Ellis Bush (que chegou a ser candidato nas primárias republicanas à presidência dos EUA) e um neto que atualmente ocupa um cargo estadual no Texas.

Redação