Barcelos

O empresário de Barcelos que costurou para Lagerfeld

António Santos realizou várias peças para coleções do criador francês

António Santos é talvez o empresário português que melhor conheceu Karl Lagerfeld. Presidente do Conselho de Administração da empresa têxtil Cottonanswer, em Barcelos, foi o responsável pela confeção de várias peças, algumas delas icónicas, das múltiplas coleções desenhadas por Lagerfeld.

A empresa minhota tinha entre os seus clientes o diretor criativo da casa francesa Chanel e da marca italiana Fendi, para além das peças que idealizava com o seu nome próprio.

Lagerfeld morreu na terça-feira, aos 85 anos, em Paris. Em Barcelos, António Santos recordou ao JN a forma como o criativo o marcou. "Fiquei mesmo muito impressionado com a forma como ele via a moda e como interpretava as tendências", frisou.

Para além da vertente profissional, António Santos recordou a capacidade que Lagerfeld possuía de "entender as pessoas, o seu lado humano e a forma como conseguia ver verdadeiramente o outro". Esta sensibilidade talvez esteja na base de uma das facetas menos conhecidas do estilista.

"Era um excelente fotógrafo", referiu ainda o empresário que não "ultrapassa" os acordos de confidencialidade existentes entre o criador e quem executa a obra.

Desenhos dão produtos

A atividade da Cottonanswer passa pela interpretação técnica dos desenhos elaborados pelo cliente para posterior criação de peças, aconselhando as aplicações ideais para a conceção e execução do produto.

Com a tecnologia associada à vasta experiência dos colaboradores, a Cottonanswer conta com uma maior rentabilização e máxima qualidade na confeção do produto, entregando-o ao cliente depois de uma minuciosa revisão.

Era assim também com Lagerfeld. Nascido em Hamburgo, na Alemanha, em setembro de 1933, Karl Lagerfeld trabalhou praticamente até morrer. Amanhã, em Milão, a Fendi vai apresentar a coleção de pronto-a-vestir outono/inverno que ainda foi toda supervisionada pelo estilista.

Emília Monteiro